sábado, 20 de fevereiro de 2010

Uma unicidade cultural


Como todos sabem, o mês de fevereiro em especial o carnaval tem um momento único em todo país. Eu fico impressionada no quanto isso abala todos os sentidos dos brasileiros nessa época e no quanto as pessoas se jogam na brincadeira (falo por mim também!). Mas, eu quero dar uma ênfase no carnaval de Pernambuco - Recife - Olinda - Bezerros - Pesqueira e qualquer outro.


Carnaval Pernambucano, frevo nas pontas dos pés, energia que contagia qualquer ser humano do universo. Isso voce não ver em nenhum outro lugar que não seja exatamente lá - na batida do poron ponpon!!! Diversidade cultural a noite no Marco Zero, tanta alegria para ser dividida que voce nem sabe pela qual degustar primeiro. Muita brincadeira, diversão e frevo em Olinda sem nenhum pingo de canseira ou reclamação no meio das tantas ladeiras que se sobe e desce dançando fazendo mizura na ponta do pé...


O mais lindo de tudo isso é ver os vários anos que existe o frevo e na sua vivacidade atual. Não sei explicar com tanta objetividade, só entende isso quem ama a cultura do nosso estado e o frevo tão quanto eu, mas é uma coisa congênita!Sem maiores explicações, apenas sentida.


Todo amor e devoção são expostos no último dia, na consagração da orquestra e o maestro Spok. Como diz a minha avó no interior: - Ave Maria do céu, hêta brucuta boa da gôta!!!kkkkkkk! Sem um pingo de canseira centenas de pessoas se aglomeram para vislumbrar os tantos convidados e o frevo de Spok. Não tem como não se apaixonar pelo carnaval de Pernambuco - em especial o de Recife, pois alguns infelizmente foram afetados pelo ruin axé (vale salientar que nem toda música axé é ruin).


Então é isso... Voltarei a Recife e a minha frevidade sempre que puder, pois sempre a saudade me levará pelos braços.


ps: Coloquei um videozinho com a abertura da orquestra de frevo pra voces verem. Pruveitem!


Jack Moreira



2 comentários:

Salomão Miranda disse...

Estive lá este ano de novo, e não me canso de dizer: ô carnaval bom!

Aquilo ali é coisa demais, sô! rs

Muito bom ser pernambucano, diga aí!

Anônimo disse...

Nossa!!! Que texto cheio de emoção! Dá até vontade de ir conferir o carnaval. Srs

Marcelo

Postar um comentário